Gestão da Inovação e Ecossistemas

Evento presencial e gratuito no Inova USP em São Paulo/ SP

Exclusivo a Convidados
25 de junho | A partir de 08h30

Realização

Apoio

Apoio

No dia 25 de junho nos encontraremos em um evento exclusivo para discutir o impacto da Gestão da Inovação e Ecossistemas para potencializar resultados de negócios.

Com palestras, estudos de caso e exemplos práticos, os participantes irão descobrir estratégias e soluções.

Insights do evento

Modelos de governança ágeis para promover a inovação contínua

Construção de ecossistemas colaborativos e sustentáveis

Maturidade digital e gestão da inovação

Adoção de tecnologias disruptivas para transformar modelos de negócios

Perfis de público

Líderes de negócios em transformação

Líderes e futuros líderes de Inovação

Inovadores e profissionais de Tecnologia

Líderes e futuros líderes de Negócios

Gostaria de receber um convite?

Agenda do evento

8h30

Receptivo e café da manhã para networking

9h

Abertura

Clara Savelli

Coordenadora de projetos na Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES)

9h05

Gestão da Inovação e Ecossistemas: Resultados da Pesquisa de Benchmark

Rose Ramos

Founder & CEO da MatchIT

9h30

Caso de sucesso em inovação - Banco BV

Carolina Bocuhy

Executiva de TI no Banco BV

9h50

Painel: Universidades como agentes do Ecossistema de Inovação

Jamile Sabatini Marques

Diretora de Inovação e Fomento e diretora do Think Tank da ABES

Juliana Bonomi Santos

Professora de pós-graduação em administração da
FGV-EAESP

Marcelo Knorich Zuffo

Coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas
da USP

Mariana Zanatta

Coordenadora de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo na Inova Unicamp

10h35

Break com café e networking

10h50

Caso de sucesso em inovação - Comgás

Marcelo Mota

Gerente de Inovação da Comgás

11h10

Painel: O papel das Associações conectando o ecossistema de inovação

Fábio Cervone

Coordenador de Negócios
da ANPEI

Marcelo Billi

Superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação na ANBIMA

Paulo Milliet Roque

Presidente da ABES

Vanessa Sensato

Diretora de Inovação na Sabiá
e Diretora de Inovação SP
na AnaMid

11h55

Encerramento e sorteio

Conheça os palestrantes

Carolina Bocuhy

Executiva de TI no Banco BV

Carolina é uma executiva com mais de 15 anos de experiência, especializada em soluções corporativas no setor financeiro. Ela exerce uma posição de liderança no banco BV e é formada pelo IESE Business School. É reconhecida por sua capacidade de liderar equipes e desenvolver estratégias inovadoras.

Clara Savelli

Coordenadora de projetos na Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES)

Coordenadora de projetos na Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e cuida dos assuntos de ESG. Formada em Direito (UFRJ) e Relações Internacionais (PUC-Rio), também é mestre em Ética e Filosofia Política (UERJ) e doutoranda em Estética (UERJ). Também é autora publicada pela editora Intrínseca, onde escreve livros para jovens.

Fábio Cervone

Coordenador de Negócios da ANPEI

Fábio é Coordenador de Negócios na ANPEI, especializado em novos negócios, marketing e relações público-privadas. Possui mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Inovação pela FGV. Com uma visão estratégica voltada para a dinâmica política e econômica global, Fábio se destaca pela capacidade de aproximar setores públicos e privados, além de consumidores e produtores, em um ambiente cada vez mais tecnológico e competitivo.

Jamile Sabatini Marques

Diretora de Inovação e Fomento e diretora do Think Tank – Centro de Inteligência de Inovação, Políticas Públicas e Inovação da ABES

Diretora de Inovação e Fomento e diretora do Think Tank – Centro de Inteligência de Inovação, Políticas Públicas e Inovação da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES). É pós-doutora em Desenvolvimento Baseado no Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). É doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, onde defendeu a sua tese sobre a importância de se fomentar a inovação para gerar desenvolvimento econômico baseado no conhecimento.

Juliana Bonomi Santos

Professora de pós-graduação em administração da FGV-EAESP

PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em administração da FGV-EAESP. Autora de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais de impacto e vencedora de prêmios acadêmicos e de serviços prestados à academia. Sua experiência profissional inclui atuação na area de operações nas empresas Unilever, Unibanco e Itaú e como profissional de ensino na Universidade Presbiteriana Mackienzie, Insper e Lancaster University Management School (UK). Sua principal área de pesquisa é a gestão de relacionamentos inter-organizacionais no contexto de serviços e a governança dos mesmos. Seus estudos atuais focam em relacionamentos colaborativos entre parceiros público-privados e empresas em ecossistemas de inovação e empreendedorismo.

Marcelo Knorich Zuffo

Coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP

Engenheiro Eletricista (1989), mestre em Engenharia Elétrica (1993), doutor em Engenharia Elétrica (1997) e livre-docência na especialidade Meios Eletrônicos Interativos (2001), é Professor Titular (2006) junto ao Depto. de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem atuado junto ao Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) coordenando pesquisas e desenvolvimentos na área de Meios Eletrônicos Interativos ,com foco nos seguintes temas: engenharia de meios interativos, saúde digital, computação de alto desempenho, realidade virtual, computação gráfica, e visualização. Em 2001 desenvolveu o primeiro sistema de realidade virtual totalmente imersivo no Brasil denominada CAVERNA Digital. É coordenador científico do LEA (Laboratório de Ensaios e Auditoria) da ICP Brasil. Desde 2011 Coordena o Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP.

Marcelo Mota

Gerente de Inovação da Comgás

Marcelo Mota, formado em engenharia elétrica, com mais de 10 anos de experiência no mercado da construção civil. Atua hoje como Gerente de Transformação, Inovação e P&D na Comgás, maior concessionária de gás do Estado de São Paulo. Especialista em Liderança pela Fundação Dom Cabral, em formação no Programa de Desenvolvimento de Executivos na mesma instituição; cursando também MBA em Gerenciamento de Projetos pela USP/Esalq.

Marcelo Billi

Superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação na ANBIMA

É superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). É economista (Unicamp), com especialização em Finanças (Insper) e MBA Executivo (FGV). Antes de atuar na ANBIMA, foi jornalista e assessor de comunicação por mais de 20 anos.

Mariana Zanatta

Coordenadora de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo na Inova Unicamp

Mariana é graduada em Economia pela UNESP e possui mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. Sua trajetória acadêmica inclui um período de trabalho no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde desenvolveu e implementou políticas industriais e tecnológicas para o Estado de São Paulo. Atualmente, Mariana é Gerente do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora na Inova UNICAMP, onde lidera iniciativas de inovação e desenvolvimento tecnológico, focadas em fortalecer o ecossistema de startups e empreendedorismo na região.

Paulo Milliet Roque

Presidente da ABES (Associação Brasileira Empresas de Software)

Empresário do setor de certificação e identidade digital, co-fundador da DigiForte, com vasta experiência em negociação internacional com empresas de tecnologia, tendo feito acordos com mais de 100 empresas em diversos países (EUA, Reino Unido, Irlanda, França, Taiwan, China, entre outros). Empreendedor, foi sócio fundador de diversas empresas, entre elas a BraSoft e a Brasoftware. É Presidente da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software).

Rose Ramos

Rose Ramos

Founder & CEO da MatchIT

Especialista em estratégia, marketing e gestão de processos, projetos e transformações organizacionais. Presidente do grupo Unicamp Ventures, formou-se em Engenharia pela Unicamp, tem MBA pelo IESE, especialização em liderança transformacional no MIT, Marketing na Ohio University e Inovação e Novos Negócios em Stanford. Fundadora da DeepTech de IA MatchIT.

Vanessa Sensato

Diretora de Inovação na Sabiá
e Diretora de Inovação SP na AnaMid

Possui mais de 15 anos de atuação em comunicação corporativa com foco nas áreas de empreendedorismo e inovação. Formada em gestão pela Fundação Dom Cabral e em empreendedorismo por Babson College, formada em Jornalismo (UEL), com especialização em Jornalismo Científico e mestrado em Política Científica e Tecnológica (Unicamp). Ampla vivência internacional em projetos de cooperação com o Reino Unido, Estados Unidos, Espanha e Peru.